domingo, 4 de setembro de 2016

ÍNDIOS DO BOLSA FAMÍLIA SÃO ENGANADOS POR LOJAS E LOTÉRICAS




O difícil deslocamento até a cidade para retirar o dinheiro do Bolsa Família e a desinformação sobre o funcionamento do programa têm deixado famílias indígenas vulneráveis a fraudes cometidas por comerciantes e por lotéricas encarregadas de distribuir os cartões.
No Xingu, índios relatam que lojistas das cidades do entorno retêm os cartões junto com a senha como garantia para compras a prestação.
Em 2014, a prática foi alvo de uma ação da Polícia Federal em Canarana (MT). Segundo o coordenador regional da Funai, Kumaré Txicão, foram apreendidos cerca de 200 cartões na época.
O problema é generalizado no país, aponta relatório deste ano do Ministério do Desenvolvimento Social, com base em pesquisas etnográficas feitas por antropólogos em sete terras indígenas.
Enquanto a maldade, a ambição, a falta de caridade e piedade imperar nos corações dos homens, veremos coisas como essa...maldades asquerosas, de dar profunda tristeza em ver que pessoas que têm a possibilidade de ajudar o seu próximo que sofre por dificuldades até de pegar o que lhe é de direito, por falta de transporte e portanto locomoção a pé a longas distâncias...essas pessoas que distribuem o bolsa família para os índios deveriam ter por humanidade providenciar a entrega a eles, sabendo de suas inúmeras dificuldades, mas não, ao contrário de fazer um ato de bondade, amor e caridade, pegam o sustento dos índios, pegam o alimento de quem precisa, pegam por maldade, porque eles têm o que comer em suas casas, são comerciantes, geram empregos, são pessoas com condições financeiras...quanta maldade existe no coração do homem que vê o seu próximo com menos recursos como um pedaço de carne a apodrecer de inanição, a se deteriorar no desânimo, no cansaço, nas suas limitações...quanta falta de amor meu Deus, quanta injustiça...espero que isso não fique impune e que nossos queridos irmãozinhos em suas tribos sejam tratados com mais dignidade e respeito...que Deus os protejam desses seres egoístas e ambiciosos que não sabem o valor de uma boa ação...

http://m.folha.uol.com.br/poder/2016/09/1810105-indios-do-bolsa-familia-sao-enganados-por-lojas-e-lotericas.shtml

Editoria de Arte/Folhapress
BOLSA FAMÍLIA E ÍNDIOSPrograma federal atende quase metade das famílias indígenas
"O controle sobre os cartões, a título de garantir o pagamento da dívida contraída, é tamanho que as pessoas acabam alienando-se do valor que recebem ou deveriam estar recebendo de acordo com as regras de cálculo do programa", afirma o estudo.
"Há nisso um forte indício de conluio entre comerciantes e especialmente os estabelecimentos lotéricos. No caso desses últimos, verificou-se que alguns funcionários aproveitam-se das dificuldades de entendimento e de manuseio dos indígenas do sistema de cartão magnético para dar-lhes somente parte do valor da bolsa, ou mesmo dizer-lhes que não há nada para receber, aparentemente apropriando-se desse recurso não repassado aos indígenas", diz o texto.
O relatório recomenda que o Bolsa Família passe por adaptações, como uma ação informativa para explicar o programa, criação de pontos de saque mais próximos das terras indígenas e o acionamento da PF para "desbaratar as redes de exploração e expropriação de indígenas".
O ministério afirma que o estudo é da gestão da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) e que "o atual governo está tomando as devidas providências, inclusive junto ao Ministério Público Federal, buscando soluções eficazes".


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá...obrigada pela sua visita...seu comentário é muito bem-vindo e necessário!...estou aqui para aprender cada vez mais, interagir com formas diferentes de pensar também!...cada um tem sua opinião e cada opinião será respeitada por mim...adoraria que pudéssemos ter em cada postagem um fórum para conversarmos à respeito do que está sendo abordado, mas seria muita pretensão de minha parte pensar que isso possa acontecer...mas sonhar não custa nada e falar sobre soluções para nossa humanidade, comunidades, cidadãos desprovidos de seus direitos básicos é mesmo muito complicado...sei que muitas pessoas desanimam, uma vez que já estejam sem esperanças de mudanças...mesmo assim, eu não poderia passar por essa existência sem deixar aos meus filhos a consciência da importância de se lutar por um mundo melhor...obrigada mais uma vez!...paz e bem!