segunda-feira, 21 de setembro de 2015

XENOFOBIA NO BRASIL TEM QUE FICAR NO PASSADO...VAMOS AJUDAR AGORA OS REFUGIADOS DA SÍRIA NO RIO DE JANEIRO, BAIRRO BOTAFOGO!



a Igreja São João Batista (R. Voluntários da Pátria, 287, Botafogo-RIO DE JANEIRO-RJ) está acolhendo em suas instalações de 15 a 20 refugiados da Síria (a maioria) e da Nigéria. Por isso, está pedindo doações de alimentos não perecíveis, material de higiene pessoal e afins. Roupas eles informaram que não precisam no momento. O padre que instituiu a iniciativa, Alex Coelho, está inclusive estudando árabe para auxiliar na comunicação com os refugiados.

É uma ótima oportunidade para quem quer ajudar na crise humanitária pela qual um enorme número de pessoas passa neste momento, mas não sabia exatamente como. Obviamente, não importa se você tem religião e, se tiver, se é ou não católico 
As doações devem ser entregues na secretaria da Igreja (entrando pelo estacionamento, à direita da Igreja, é a sala que fica em frente à rampa). Pelo que me informei, eles ficam abertos até as 18 horas (mas abrem cedo, às 9h).


_______________________________

VAMOS FAZER FICAR NO PASSADO ESSAS HISTÓRIAS DEPRIMENTES E DE UMA INFERIORIDADE MORAL INCOMENSURÁVEL!...QUE ESSE PRECONCEITO SEJA SUBSTITUIDO PELO AMOR AO PRÓXIMO COMO A SI MESMO!


Parece que não, mas ela existe e ja existiu no Brasil desde o final do século 19. Nessa época, ela era mais violenta em relação aos portugueses, mas atingia também outros imigrantes: espanhóis, italianos, sírios etc., que disputavam o mesmo mercado de trabalho com os brasileiros.
No início do século 20, chovem acusações contra estrangeiros ditos perturbadores da ordem da República. Foram tomadas medidas repressoras, como as sucessivas leis do senador Adolfo Gordo a partir de 1907, determinando a deportação de militantes anarquistas quando de origem imigrante.
Durante a ditadura militar instituída pelo golpe de 1º de abril de 64, os comunistas também foram caracterizados como propagadores de ideologias exóticas, "estrangeiras", contrárias à pátria.
Um dos maiores crimes contra estrangeiros no Brasil foi a criação, em 5 de maio de 1922, pelo presidente Arthur Bernardes, da Colônia Penal de Clevelândia do Norte (no Oiapoque) verdadeiro campo de concentração, onde foram presos principalmente imigrantes
O estrangeiro era visto como propagador de pensamentos sociais diferentes, considerados anômalos, dentre eles o anarquismo, o qual era tido como contrário à suposta natureza dócil dos brasileiros. O fato é que a pátria e o nacionalismo não são mais que mentiras que a classe dominante utiliza para isolar trabalhadores de nacionalidades diferentes. Os exploradores sabem que, somente iludindo e separando os explorados, poderão mantê-los sob seu domínio.
No Brasil atual, a xenofobia ocorre contra os argentinos, os americanos (pelo fato deles não gostarem da presença de brasileiros nos EUA), os chineses (devido a cultura), e também regionalmente, contra os nordestinos, praticada principalmente pelos povos do sudeste e do sul, acontece por causa do sotaque; pela pobreza em geral; falta de conhecimento; (devido a falta de educação) e também pela fome que há em vários estados do nordeste.  



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá...obrigada pela sua visita...seu comentário é muito bem-vindo e necessário!...estou aqui para aprender cada vez mais, interagir com formas diferentes de pensar também!...cada um tem sua opinião e cada opinião será respeitada por mim...adoraria que pudéssemos ter em cada postagem um fórum para conversarmos à respeito do que está sendo abordado, mas seria muita pretensão de minha parte pensar que isso possa acontecer...mas sonhar não custa nada e falar sobre soluções para nossa humanidade, comunidades, cidadãos desprovidos de seus direitos básicos é mesmo muito complicado...sei que muitas pessoas desanimam, uma vez que já estejam sem esperanças de mudanças...mesmo assim, eu não poderia passar por essa existência sem deixar aos meus filhos a consciência da importância de se lutar por um mundo melhor...obrigada mais uma vez!...paz e bem!